segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Xadrez é amizade

Por que jogamos xadrez?
Se esta pergunta for feita a cada um de vocês qual seria a primeira e espontânea resposta?
Sinceramente sem pensar duas vezes a minha seria "Jogo xadrez para fazer amigos". O resto deve vir depois.
Não importa a nossa atividade e o empenho a que nos dediquemos a ela, se tivermos esta meta como objetivo estratégico maior, todos os outros se tornam mais fáceis e alcançáveis.
É na harmonia dos pensamentos que as jogadas da vida saem e vão pro mundo em forma de mensagem, evocando a união dos povos para um desejo comum.
Mesmo em ambientes competitivos porque xadrez, assim com a vida é competição. Quando acaba um torneio ou uma simples partida, contabilizamos nossos aprendizados e passamos a exercer a parte mais importante que é a de fazer amigos.
É isso que passo para meus alunos diariamente em minhas aulas.
Ser um mestre de xadrez é uma consequência natural, mas ser amigo de um adversário que acabou de derrotar as suas idéias é aceitar o plano da paz divinal que consolida uma amizade.
Eu me sinto bem num ambiente enxadrístico por que a minha alma viaja e a minha vida pega carona.
Uma derrota no universo quadrado, arredondam as nossas idéias para um plano futuro de vitória e a vida sempre nos dará essa oportunidade.
Um abraço fraternal a todos nossos amigos que fazem o xadrez de Petrolina e região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário